Como viajar gastando pouco

Viajar, conhecer lugares novos, é o sonho de muitas pessoas. Você sabia que passar um mês viajando pode sair mais barato do que passar um mês em casa?! É isso mesmo, mas para que seja possível você precisa seguir algumas dicas importantes. Confira quais são elas:

Dicas para viajar gastando pouco

1ª dica – Viaje em baixa temporada

Viajar em baixa temporada é uma excelente dica, pois você pode ficar nos melhores lugares e pagar muito menos. As passagens, hospedagens e comida, custam muito mais caro, na alta temporada.
Você também poderá aproveitar o local com muito mais tranquilidade, até nas fotos você vai sair ganhando, pois não aparecerá ninguém estranho nelas. Porém, é importante ficar atento ao destino que você escolheu e quando é baixa temporada, uma vez que isso é muito relativo. Por exemplo, as praias enchem no verão, e os lugares de serra, têm mais procura durante o inverno.
É importante ficar atento às estações, pois elas podem ser bem diferentes de acordo com a posição geográfica de cada país.

2ª dica – Pesquise muito

A pesquisa já faz parte de muitas outras buscas na vida cotidiana das pessoas, portanto, fazer uma pesquisa mais acirrada para seu próximo destino é fundamental. Dessa forma você vai conseguir economizar muito, pode ser por um local para se hospedar que não seja em um local privilegiado, mas que tenha acesso ao transporte público da cidade.

Pesquisar passagens aéreas com antecedência, também é importante, pois você poderá conseguir voos promocionais. O ideal é fazer a pesquisa 90 dias antes da viagem, pois será possível pesquisar por restaurantes que ofereçam promoções.

3ª dica – Compre passagens com antecedência

Se você quer viajar e decide buscar por passagens aéreas para esse momento, vai ser difícil conseguir uma promoção boa, por isso, pesquisar com bastante antecedência vai fazer com que consiga ótimos preços.
Existem inúmeros mecanismos de buscas que facilitam o processo de compra de passagens com antecedência. Alguns aplicativos conseguem fazer comparativos com outras empresas e você pode escolher a mais em conta.

4ª dica – Viaje com milhas

Se você costuma usar o cartão de crédito, pode entrar no programa de milhas e ir acumulando para pagar suas passagens aéreas. Algumas companhias aéreas fazem parcerias com as empresas de cartões de crédito e trocam passagens por milhas.

5ª dica – Otimize seu roteiro

Você deve pensar nos locais que pretende conhecer, para que possa montar um roteiro que seja mais barato. Algumas companhias aéreas oferecem uma opção conhecida como “stopover”, onde você pode fazer uma pausa de até 30 dias, em uma das conexões do seu voo. Vale lembrar que pode ser cobrado uma taxa bem pequena pelo serviço, ou pode ser gratuito, vai depender da companhia aérea.

6ª dica – Hospede-se em hostel, Airbnb ou Couchsurfing

Se o objetivo é economizar, você não precisa escolher um hotel para ficar, existem outras opções que podem agradar bastante e que você vai pagar bem mais barato. Em inúmeras cidades você encontra hostels bem baratos para passar a noite. Em alguns deles você consegue até um quarto privativo, que sai bem mais em conta que um hotel. Outra opção é um Airbnb, para passar a noite, é um quarto em uma casa, ou uma casa inteira. Essa opção é maravilhosa para um grupo de pessoas.

Ou você pode escolher se hospedar de graça na casa de alguém, esse tipo de hospedagem é chamado de Coichurfing.

7ª dica – Procure por transportes coletivos

Os transportes coletivos, ou públicos, podem funcionar muito bem, de acordo com o lugar que você escolher. Os preços podem ser bem baixos, como ocorre nos países europeus. Como por exemplo, um trem pode levar você até o destino escolhido, em muito menos tempo que um táxi.
Outra forma de economizar no transporte é através do aluguel de bicicletas. Amsterdam, por exemplo, você pode conhecer lugares lindos indo de bicicleta, ou até a pé, pois o lugar é pequeno, mas muito lindo e intrigante.

8ª dica – Fuja de restaurantes próximos a pontos turísticos.

Procurar lugares menos visitados para fazer suas refeições é o ideal. Eles cobram mais barato por refeições, além de você consumir comidas autênticas locais. Você pode escolher o prato do dia, que sempre está disponível em todos os restaurantes. Geralmente essa é a opção mais barata do menu.
Com as dicas acima você já sabe como é possível viajar gastando pouco.